Espaço destinado a expor temas que sejam capazes de nos motivar à leitura e vivência da PALAVRA DE DEUS - "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor" - Oséias 6.3a
sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
SOBRE O INFERNO - 2
A Bíblia Fala do Inferno?
Então vamos esclarecer alguns pontos:
Talvez isso possa surpreendê-lo, mas A Bíblia fala mais sobre o inferno e o Lago de Fogo, do que propriamente do Céu, isto é justamente para alertar as pessoas. E certamente posso afirmar, mediante a Palavra de Deus que atualmente existe milhões e milhões de pecadores, de pessoas que se achavam boas demais para dar ouvidos a Palavra de Deus, queimando no inferno de fogo e aguardando o juízo final para serem lançados no "Lago de Fogo". (Apocalipse 20:11-15).
Quando as pessoas morrem, não importa se são boas ou más, justos ou injustos, salvos ou perdidos, seu corpo vai para a sepultura, para o sono inconsciente da morte; Sabemos que todo homem (humanidade) deve morrer (este é o salário do pecado).
Em Salmo 89:48 podemos encontrar tal pergunta: "Que homem há, que viva, e não veja a morte?". E, para a confirmação temos a sabedoria de Salomão, que diz: "...não vão todos para o mesmo lugar?" (Eclesiastes 6:6) ou "O mesmo sucede aos justos e aos pecadores, bons e maus, justos e injustos, puros e impuros". (Eclesiastes 9:2-3).
Todos os que morreram, seus corpos estão na sepultura. Mas, a diferença está na alma. A alma dos santos, dos justos, dos tementes a Deus (cristãos) vai para o Paraíso (Seio de Abraão - lugar de descanso até a volta de Cristo) e depois irão para a Nova Jerusalém, Cidade Santa preparada por Cristo, e a dos pecadores, dos incrédulos, vai para o Inferno, um lugar de tormento eterno, depois serão lançados no Lago de Fogo. Mas todos estão aguardando a volta de Cristo, Sua segunda vinda (parousia) a este mundo para o juízo final.
Os justos mortos ressuscitarão primeiro (I Tessalonicenses 4:16) e reinarão com Cristo por mil anos (Paulo em II Pedro 3:8 e Moisés em Salmos 90:4, dizem que mil anos aos olhos de Deus é como um dia), num arraial, numa Cidade Santa separada para os santos aqui na terra, e provavelmente esta cidade será Jerusalém, em Israel. (Jeremias 3:17 e Zacarias 14:16 e ss).
A Palavra de Deus afirma que quando os ímpios quiserem destruir a Cidade Santa e derrotar a Cristo e os salvos, então "descerá fogo do céu e os consumirá". (Apocalipse 20:9). E, o diabo, a morte e o inferno (sepultura), pois serão lançados no lago de fogo e enxofre. (Apocalipse 20:10 e 14).
Este fogo será eterno. Destruirá tudo, e eliminará todo o mal deste mundo: desde Satanás, o causador do pecado, até o último dos pecadores sem Cristo. Diz a Bíblia que quando esta terra for incendiada pelos fogos do inferno, no dia final, "todos os soberbos e todos os que cometem perversidade, serão como a palha... não sobrará nem raiz e nem ramos". (Malaquias 4:1-3).
A atitude de Deus ao destruir os ímpios é chamada na Bíblia de "o ato estranho de Deus". (Isaías 28:21). Pois a destruição é contrária ao caráter de Deus, todos sabemos que "Deus é amor" (I João 4:8).
Um dia Deus destruirá os ímpios num inferno de fogo, aqui nesta terra. Mas, somente depois de julgá-los pois Deus é amor e justiça. O que foi esclarecido aqui, sobre o que a Bíblia nos ensina a respeito do inferno de fogo, e, que será somente depois do juízo final, é coerente com o caráter justo de Deus, e se harmoniza perfeitamente com todas as promessas de Deus, principalmente com a promessa da segunda vinda de Cristo e da ressurreição dos mortos.
A Bíblia nos ensina que quando Jesus voltar, Ele mesmo vai separar os bons dos maus (veja abaixo a separação do joio e do trigo), as ovelhas dos cabritos. (Mateus 25:31-33). Julgará os ímpios, para comprovar a justiça de Deus. (Apocalipse 20:4; I Coríntios 6:2-3). E Então cada um receberá a recompensa merecida segundo as suas obras. (Apocalipse 22:12).
Desde o princípio tem sido parte da obra do enganador distorcer o caráter divino levando criaturas a terem ódio do Criador, fazendo com que as pessoas pensem que Deus é vingativo, cruel, lançando no inferno os ímpios para serem atormentadas por toda a eternidade. Seria isto amor? Seria isto justo?. Com certeza, pois Deus não só é amor mas, também é justiça. Vocês acham que seria justo, Deus ter feito o que fez por todos nós e simplesmente fazermos o que bem entendermos, sem punição alguma? Evidente que não!
Alguns dizem que não há inferno, porque na Bíblia o Senhor nosso Deus diz que não tem prazer na morte do ímpio. Deus mesmo afirma: "Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus: não tenho prazer na morte do ímpio, mas que o ímpio se converta do seu mau caminho e viva". (Ezequiel 18:23, 32; 33:11). Mas, Deus deixa uma condição para ser seguida, Ele diz: "mas que o ímpio se converta do seu mau caminho e viva", ora sem cumprir esta condição, você ainda tem certeza que irá para um bom lugar?.
Devemos ao ler a Bíblia, estudá-la com cuidado, analisando minuciosamente a Palavra de Deus, se assim o fizermos, vamos descobrir que ao Jesus voltar a esta terra (Romanos 15:21; Lucas 21:27 e Marcos 13:26), e cremos que está próximo o tempo, "os mortos ouvirão a Sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem – os que tiverem crido em Jesus – para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal – aqueles que se esqueceram de Deus e não aceitaram a Cristo como seu Salvador - para a ressurreição do juízo". (João 5:28-29). A Bíblia também ensina que quando Jesus voltar, Ele se assentará no Seu trono como grande glória (Mateus 25:31) para julgar o mundo "com justiça" (Mateus 32-34).
Seria possível criar uma harmonia da volta de Cristo e a Ressurreição, com a doutrina do inferno?
Vejamos, se quando alguém morre, vai para o paraíso, ou para o inferno ou mesmo para o purgatório, então eu pergunto:
Porque Deus teria enviado seu filho para morrer por nós na cruz?
Qual é a importância e o significado da morte e ressurreição?
Por que a Bíblia então, nos dá a certeza de um julgamento na parousia de Cristo?
O que diz a Bíblia...
Desde o princípio no Céu o diabo semeou a dúvida entre os anjos, quanto à justiça e ao amor de Deus. Nessa obra de engano ele teve tanto êxito que a terça parte dos anjos o seguiu, em rebelião contra Deus. Desde que Satanás foi expulso do céu (Isaías 14:12) ele tem estudado minuciosamente e se empenhado em desvirtuar o caráter de Deus com o propósito semear na terra a ruína e destruição de quantos puder. (Mateus 13:39; Apocalipse 20:8).
Satanás tem procurado afastar as afeições dos filhos de Deus, fazendo com que não se aproximem de Deus, falseando o caráter divino. Por meio do engano, ele tem confundido mesmo os que professam ser cristãos. Por isso devemos estar atentos. Mas todos nós os cristãos, sabemos qual é o seu destino final, para onde será enviado no dia do juízo de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. (Apocalipse 20:10).
Milhões de pessoas se têm afastado de Deus - julgando-o severo, áspero e injusto. Assim têm feito por causa de um mal-entendido acerca da punição dos ímpios. (Isaías 26:10; Salmos 36:1). O que tem acontecido é que crenças e ensinos pagãos tem tomado o lugar da verdade bíblica. (Habacuque 1:4; Judas 1:4; Salmos 1:1; Provérbios 4:14,19). Pelo uso incorreto de versículos da Palavra de Deus, dá-se a impressão de que certas teorias ou idéias humanas têm apoio na Bíblia.
Conta-se que Roberto Ingersoll, o conhecido ateu, pretendia ser um grande pregador cristão. Infelizmente lhe ensinaram que muitas crianças haviam de arder no fogo do inferno através da eternidade. Refere-se que ele teria dito: "Se Deus é assim, eu O odeio". Infelizmente alguns que são assim mal informados e não sabem que a Bíblia ensina-nos a respeito da punição dos pecadores (Romanos 6:23; II Pedro 3:7), e desta maneira poderiam enxergar o amor, a misericórdia, a justiça e sabedoria de Deus.
Muita gente não conhece a Deus como o verdadeiro Deus que realmente é, um Deus de amor. (I João 4:8-9). Não compreendem "O Plano de Deus para a salvação do homem caído", condenado (em pecados), e devemos entender que com a (primeira) vinda de Cristo ao mundo (João 3:17), o homem (humanidade) tem uma chance de passar da morte para a vida, (Romanos 5:18; 5:21; 6:23 e 8:11), de homem caído (em pecados) para homem redimido (Romanos 5:12, 17), de condenado para livre, de servo do pecado (Satanás) (Romanos 3:23; 5:12; II Pedro 2:4) para servo de Cristo. (Romanos 6:17, 22; II Coríntios 4:5; Efésios 6:6; I João 5:18), isto se der lugar à Palavra de Deus em seu coração, se ouvir Sua Palavra com ouvidos bem abertos e atentos (Atos 28:27; Apocalipse 2:7 e 13:9) e verdadeiramente crer em Jesus de todo o seu coração. (João 3:15-16).
Por Daniel Borges
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário